Vida útil do ar condicionado: como prolongar?

9 de janeiro de 2019 | Categorias: Assistência e Manutenção, Como escolher o Ar Condicionado, Dicas de Ar Condicionado, Instalação do Ar Condicionado,

Essa é uma questão que muitos usuários de equipamentos eletrônicos acabam não se preocupando. Este pode ser um grande erro, pois diversas vezes aparelhos precisam ser substituídos enquanto poderiam durar por um bom tempo ainda.

O ar condicionado é um aparelho eletrônico de valor relativamente alto, e substituí-lo frequentemente pode ser um problema. Neste post trouxemos algumas atitudes que você pode tomar para ajudar a prolongar a vida útil do ar condicionado. Vamos lá?

O que reduz a vida útil do ar condicionado?

Além das práticas que podem ser tomadas para prolongar a vida útil do ar condicionado, existem também atitudes que devem ser evitadas, pois aceleram o processo de desgaste do aparelho. Evitar ao máximo estes fatores já é um bom começo para aumentar a durabilidade do ar condicionado. Confira.

Sujeira

A sujeira é inimiga de vários tipos de aparelhos eletrônicos. O acúmulo dela nas partes internas e externas pode ser prejudicial para o funcionamento ideal. Por isso manter a limpeza em dia é obrigação de quem deseja possuir um ar condicionado durável e em bom funcionamento.

Como já dissemos no blog, o ar condicionado filtra partículas de poeira, vírus, bactérias, entre outros. Essas partículas são retiradas do ambiente e ficam presas no filtro do ar condicionado, provocando o acúmulo de sujeira.

Por isso é importante limpar o filtro regularmente. Explicamos mais sobre limpeza do filtro do ar condicionado neste post. Confira.

Ligar e desligar

Pode parecer estranho que algo tão normal possa danificar um aparelho eletrônico. A realidade é que o ato de ligar e desligar o ar condicionado constantemente é prejudicial. É comum que algumas pessoas liguem o ar condicionado em uma temperatura muito baixa quando estão com calor.

Quando a temperatura corporal cai, estas pessoas sentem frio e, ao invés de elevar a temperatura do aparelho, acabam desligando-o. Passado algum tempo a temperatura ambiente sobe e então o aparelho é ligado novamente para resfriar o clima, e por aí vai. Desse modo a vida útil do ar condicionado acaba sendo prejudicada.

Número de btus inadequado

Já falamos aqui no blog sobre comprar ar condicionado com a quantidade ideal de btus e como calcular esse número. Quando um ar condicionado funciona em uma situação que pede um número de btus mais baixo ou mais alto, a máquina trabalha em excesso para poder climatizar o ambiente da maneira ideal.

Isso acaba forçando a potência do aparelho e pode levar a sérios problemas, como superaquecimento e até mesmo perda total.

vida-util-do-ar-acondicionado

Como prolongar a vida útil do ar condicionado?

Agora que você conhece algumas das práticas que provocam o desgaste precoce do aparelho, chegou o momento de conhecer as atitudes que irão prolongar a vida útil do ar condicionado. Acompanhe.

Instalação correta

A instalação do ar condicionado faz total diferença na durabilidade do aparelho. Quando o produto é instalado da maneira incorreta, pode apresentar diversos problemas desde o início.

O vazamento de água, ou mesmo o não resfriamento do ar, podem ser causas de uma má instalação. Conte com profissionais de confiança e recorra à técnicos caso detecte algum problema no ar condicionado.

Manutenção

Muita gente acredita que a manutenção, seja do ar condicionado ou até mesmo de um carro, só deve ser feita caso haja aparentemente algum problema. Aí está a causa de complicações mais sérias ou mesmo irreversíveis.

A manutenção deve ser feita com certa frequência, verificando possíveis erros que podem acometer o aparelho. Deste modo você evita gastar mais corrigindo problemas mais complicados e prolonga a vida útil do ar condicionado.

Utilização correta

Para algumas pessoas pode parecer óbvio como utilizar o ar condicionado. É preciso tomar algumas precauções durante seu uso, para evitar o desgaste precoce, ou mesmo o mau funcionamento do aparelho. Uma destas medidas é fechar portas e janelas quando o ar condicionado estiver ligado.

Isso facilita o trabalho de climatização do equipamento e mantém a temperatura desejada. Janelas e portas trazem o ar não climatizado para dentro do ambiente, fazendo o aparelho trabalhar o tempo todo para tentar resfriar ou aquecer o ambiente.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog da ArFree para mais dicas como essas.

Autor: Brunna Buzetti