Filtro de ar condicionado: Realize a limpeza regularmente

3 de setembro de 2018 | Categorias: Assistência e Manutenção

Para que serve o filtro de ar condicionado?

Muitas vezes, na correria do dia a dia, os únicos cuidados que tomamos com nosso aparelho de ar-condicionado é o de ligar, desligar e eventualmente trocar as pilhas do controle. Acontece que nem nos lembramos que existe um filtro dentro do ar-condicionado, muito menos que temos que limpá-lo de tempos em tempos! Mas vamos começar do início: para que serve o filtro? Ele protege o motor do ar-condicionado das pequenas partículas de sujeira suspensas no ar. Essa função é uma via de mão-dupla importantíssima! Além permitir que o motor funcione com sua eficiência máxima, protege as pessoas que estão no ambiente das mesmas partículas que foram absorvidas pelo filtro.

Como saber se meu filtro está com problemas?

Geralmente, o seu aparelho dá sinais quando alguma coisa não está como deveria. Com o filtro, isso não é diferente. O problema mais recorrente com essa peça, é o excesso de sujeira. Aqui estão alguns sinais que podem indicar essa situação:

• Mal cheiro;

• Superaquecimento;

• Aparelho desliga sozinho;

• Aumento repentino na conta de luz;

• Dificuldade na climatização do ambiente;

Quais problemas podem ocorrer se o filtro estiver sujo?

Quando o filtro está muito sujo, é como se ele estivesse entupido. Por esse motivo, o aparelho demanda mais energia para sugar e soprar o ar, o que acaba refletindo – não só na piora da capacidade de climatização – mas, também, na conta de energia! Além disso, esse problema pode superaquecer o aparelho e, num prazo mais longo, pode diminuir sua vida útil. Por fim, quando as bobinas da peça estão entupidas, o aparelho acaba expelindo as impurezas no ar, o que pode prejudicar a respiração das pessoas que estão no ambiente.

Por essas e outras, é recomendada a checagem regular do filtro. Mais especificamente, é interessante que se lave o filtro em períodos de 15 a 30 dias, e que esse seja trocado a cada 3 meses.

Como lavar o filtro de ar condicionado?

Vamos à prática! Como lavar o filtro? Em caso de insegurança, ou qualquer coisa parecida, é sempre bom chamar um técnico para realizar o trabalho. Agora, caso queira fazer você mesmo, aqui estão as instruções:

Para começar, é importante que se desligue o aparelho da tomada para evitar qualquer tipo de acidente. Depois, basta abrir a tampa frontal do ar-condicionado para ter acesso aos filtros. É fundamental saber que há 3 tipos principais de filtro: filtros de nylon; H.E.P.A (filtro de alta eficiência na separação de partículas feito principalmente de alumínio); e filtros de carvão. Os filtros de nylon podem ser facilmente lavados com água, deixando secar naturalmente. Já os outros dois, devem ser lavados apenas por aspiração. Caso contrário, a água pode danificar o filtro e até mesmo o aparelho. Vale lembrar a importância de um profissional para que a limpeza seja executada da maneira correta e sem problemas.

Como saber o tipo de filtro do meu aparelho?

É bem simples! Todo manual de ar-condicionado vem com todas as peculiaridades e especificidades do aparelho, inclusive o material do qual o filtro é composto. Caso você não tenha seu manual, é possível procurar esse tipo de informação em sites confiáveis (de preferência, da marca do aparelho). Se, mesmo assim, você não conseguiu encontrar o tipo de filtro, não precisa entrar em pânico! O Serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é sempre uma fonte de ajuda confiável.

Como trocar o filtro do ar condicionado?

Já entendemos como lavar, agora vamos entender a questão da troca do filtro. O processo para tirar a peça do lugar e descobrir do que ela é feita é igual ao da limpeza. A diferença é saber onde comprar os filtros. Eles são facilmente encontrados na internet, lojas de materiais de construção, lojas de itens domésticos e lojas especializadas. Essas peças tendem a ter um preço bem acessível, levando em consideração todos os benefícios trazidos e os problemas evitados que a troca regular do filtro apresenta. É importante seguir à risca a recomendação do manual, e comprar o filtro compatível com o seu aparelho de ar-condicionado. Dessa forma, evita-se qualquer tipo de dano ao aparelho, e a eficiência total é garantida.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais instruções.

Autor: admin