Você sabe como funciona o ar-condicionado? Descubra!

28 de janeiro de 2020 | Categorias: Como calcular BTUs, Funções do Ar Condicionado, Instalação do ar-condicionado, Modelos de ar-condicionado,

O ar-condicionado é um dos aparelhos mais utilizados e desejados do momento. Sua presença em regiões com clima intenso se torna cada vez mais necessária. Muitos sonham em ter este aparelho, ou mesmo já possuem um, mas não sabem como funciona o ar-condicionado.

Pode parecer algo irrelevante, mas entender como funciona o processo de climatização dentro do ar-condicionado pode te ajudar a aumentar a vida-útil do aparelho ou mesmo evitar problemas na hora da compra.

Quer saber como funciona o ar condicionado convencional e alguns outros tipos? Então continue a leitura e descubra.

Como funciona o ar-condicionado convencional?

É muito difícil explicar como funciona o ar-condicionado de um modo geral, já que existem diferentes tipos com aspectos e tecnologias que alteram o modo de funcionamento de um modelo para outro.

Podemos começar falando do modelo de ar-condicionado mais tradicional, que funciona apenas no modo frio e com o compressor convencional. Ele funciona de uma maneira mais básica e padrão, que acaba sofrendo apenas algumas alterações nos modelos mais complexos.

Explicando de uma maneira mais simples e de fácil entendimento, o ar-condicionado pode ser imaginado como uma geladeira. A ideia do funcionamento básico dos dois aparelhos é praticamente a mesma, usando a evaporação de um fluído refrigerante para fornecer a refrigeração. Os mecanismos responsáveis por essa etapa funcionam da mesma maneira na geladeira e no ar-condicionado.

No ar-condicionado o ciclo de refrigeração funciona da seguinte maneira:

  • O compressor comprime o ar frio, tornando-o um gás quente de alta pressão
  • O gás quente passa por um trocador de calor (responsável por dissipar o calor) e se condensa para o estado líquido
  • Este líquido escoa por uma válvula de expansão. Neste processo ele vaporiza e se torna um gás frio de baixa pressão
  • Este gás frio também corre através de trocador de calor, permitindo que o gás absorva calor e esfrie o ar do ambiente

Outro aspecto muito importante para entender como funciona o ar-condicionado é o número de BTUs do aparelho. Esta é a unidade de medida utilizada para medir a capacidade do aparelho. O BTU é a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura da água, sendo 1 BTU = 1,055 Joules. Achou complicado? Temos um post completo que explica o que é e como fazer o cálculo de BTUs. Não deixe de conferir.

como-funciona-o-ar-condicionado-convencional

Tipos de ar-condicionado e como eles funcionam

Como dissemos anteriormente, nem todos os aparelhos funcionam da mesma forma. Cada modelo tem suas particularidades, e muitas vezes essas características, funções e tecnologias fazem com que o aparelho funcione de maneira diferente. Confira a seguir alguns tipos de ar condicionado e como eles trabalham.

Como funciona o ar-condicionado inverter?

Este modelo vem se tornando um dos mais utilizados e desejados atualmente. A tecnologia inverter permite que o aparelho não sofra grandes oscilações de temperatura, além de consumir menos energia. Mas afinal, como funciona o ar-condicionado inverter?

Quando ligamos o aparelho e selecionamos a temperatura desejada, o compressor convencional começa a resfriar (ou aquecer) o ambiente aos poucos. Este processo não é muito rápido, e quando o ambiente atinge a temperatura escolhida, o compressor desliga. Ele permanece assim por um tempo, sendo ligado novamente quando a temperatura do ambiente volta a variar.

O ato de ligar e desligar o compressor exige picos de energia mais intensos, aumentando o consumo. Dessa forma além de trazer mais gastos, a temperatura do ambiente pode acabar oscilando, reduzindo a eficiência do aparelho e podendo causar desconforto em quem está no local.

Diferente do aparelho convencional, o compressor Inverter não desliga quando o ambiente atinge a temperatura ideal. É aí que muitas pessoas acabam se confundindo. É porque, desta forma, não existem picos de voltagem.

É como se fosse um carro que precisa parar e arrancar com muita frequência comparado a um que trafega em velocidade constante. O segundo, claro, vai consumir menos combustível.

como-funciona-o-ar-condicionado-inverter

Como funciona o ar-condicionado quente e frio?

O ar-condicionado ciclo reverso, também conhecido como ar-condicionado quente e frio, possui duas funções diferentes: a de resfriar ou aquecer o ambiente. No modo de resfriamento, boa parte dos aparelhos funcionam como explicamos anteriormente, absorvendo o ar quente do ambiente, e injetando ar frio.

Já no modo de aquecimento o ciclo funciona da maneira oposta, fazendo jus ao nome ciclo reverso. Todo o processo começa pela retirada do ar frio, que passa pelas mesmas etapas dentro do aparelho porém no sentido contrário, sendo liberado como ar quente e aquecendo o ambiente.

Algumas funções do ar-condicionado

Muitos aparelhos de ar-condicionado possuem várias funções. Estes atributos podem mudar a maneira como o equipamento funciona. Confira a seguir algumas funções do ar-condicionado.

Função Timer

Essa função é muito útil quando não puder desligar o aparelho por conta, como quando você irá sair do local após um tempo e tem receio de acabar esquecendo de desligar o aparelho. Com ela é possível programar o aparelho para desligar no tempo pretendido.

Função Swing

Esse botão tem o intuito de climatizar o ambiente por igual, distribuindo o ar climatizado por todo o local. É ideal para ambientes com muitas pessoas por exemplo, assim todas recebem a climatização com a mesma eficiência.

Função Sleep

Para quem costuma dormir com o ar condicionado ligado essa função é muito útil, pois mantém o clima agradável durante a noite e proporciona uma melhor qualidade do sono, evitando que o usuário acorde durante a noite com frio ou calor. Se você acredita que dormir com o ar condicionado ligado pode ser prejudicial, temos um post no blog falando sobre os mitos e verdades desse hábito, confira aqui.

Função Turbo

Essa é uma das funções do ar condicionado que pode ser útil caso precise climatizar o local mais rapidamente. Como o próprio nome diz, essa função “dá um turbo” na refrigeração para deixar o ambiente frio com mais velocidade e eficácia.

Entendeu como funciona o ar-condicionado? Já sabe quais funções não podem faltar no seu dia a dia? Então não deixe de conferir alguns modelos incríveis na ArFree para climatizar o seu ambiente.

Autor: Brunna Buzetti