Como amenizar o frio dentro de casa

7 de julho de 2020 | Categorias: Dicas de ar-condicionado

Clima úmido e frio pode ser sentido externamente, mas principalmente em casa durante a noite. E para reduzir essa sensação térmica, há dicas que fazem toda a diferença.

Seja em regiões mais quentes ou mais frias, a variação climática drástica pode atingir diversos estados. E em regiões como o sul, a temperatura pode alcançar valores negativos, surpreendendo pessoas menos precavidas.

Por isso, há mudanças que podem ser feitas para tornar o lar quente e confortável, seja quando há pouco frio ou uma grande queda térmica. Portanto, confira neste post como amenizar o frio dentro de casa!

Usar tapetes, mantas e almofadas

O conforto térmico pode ser melhorado com dicas simples, como utilizar tapetes, principalmente no quarto, mantas sobre camas, cadeiras, poltronas e sofás, além de almofadas com material de pelo sintético, plumas ou espuma.

Utilizar tecidos que aquecem 

Um fator que influencia diretamente na sensação térmica é a superfície dos tecidos. Por isso, recomenda-se que poltronas, sofás ou quaisquer móveis que possuem revestimento sejam cobertos por veludo, nylon ou poliéster. Desse modo, assentos, encostos, suporte para braços, pés e cabeça são aquecidos com o contato do corpo, melhorando o conforto.

Revestir o ambiente com madeira

Um material muito utilizado na estrutura de casas devido à sua superfície térmica, é a madeira. Isso ocorre, pois sua densidade e resistência impedem a passagem do frio, criando uma barreira, principalmente quando aplicada em paredes, teto e piso. E para aumentar ainda mais sua eficácia, é recomendável utilizar materiais impermeáveis para cobertura, o que evita a absorção de umidade e aumenta sua vida útil.

Aumentar a incidência de sol

O calor originado do sol, sem dúvidas é uma das melhores fontes de calor. Por esse motivo, ao aumentar a incidência solar por meio de janelas maiores ou direcionamento do calor para cômodos como quartos, é melhorada a temperatura durante o dia.

Usar cores quentes ou escuras

Um item que impacta na decoração, e inclusive na sensação térmica, é a cor de paredes, móveis e itens decorativos. Assim, ao utilizar tons quentes como vermelho, amarelo, ou cores mais escuras como marrom e roxo, o frio é suavizado.

Aumentar o isolamento de janelas e portas

Muitas janelas e portas possuem frestas que possibilitam a passagem de vento. Além disso,dependendo da estrutura, pode haver dificuldade em bloquear a temperatura externa. Por isso, o ideal é utilizar cortinas mais grossas, aumentar a vedação das laterais de suas superfícies com tecidos, fitas que isolam ou materiais que bloqueiam a circulação do ar entre local interno e externo.

Utilizar equipamentos que aquecem

Para quem deseja utilizar equipamentos que aquecem e que melhoram a sensação de frio, é sugerido optar por ar-condicionado quente e frio, aquecedores, lareiras e calefadores. Enquanto aquecedores possuem capacidade limitada, as lareiras podem afetar todo o ambiente. Já os calefadores otimizam o uso de materiais que geram calor, reutilizando inclusive, o gás produzido por sua queima.

Conclusão

Seja para melhorar drasticamente a temperatura do ambiente ou somente amenizá-la superficialmente, há inúmeras dicas que podem ser seguidas, como foi mostrado neste post. Assim, é possível criar vários ambientes dentro casa que sejam aquecidos e que suportem frio intensos.

Gostou de saber sobre como amenizar o frio dentro de casa? Então aproveite o clima para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!

Autor: admin