Cálculo de BTUs: o que é e como fazer

28 de agosto de 2018 | Categorias: Como calcular BTUs
calculo-de-btus

Na hora de pesquisar e comprar um novo aparelho de ar-condicionado, você certamente já ouviu ou vai ouvir falar sobre o cálculo de BTUs. Dentro das propriedades de um ar-condicionado, é possível encontrar várias siglas, e “BTU” é uma das principais. Mas você sabe o que esta sigla significa e suas propriedades? E como calcular esse valor? Confira!

O que significa BTU?

A sigla BTU significa British Thermal Unit, ou Unidade Termal Britânica. É utilizada nos Estados Unidos e principalmente na Inglaterra. Essa abreviação corresponde a uma unidade de energia usada para medir a quantidade de energia necessária para que se possa aumentar a temperatura. Basicamente, a quantidade de BTUs determina a potência de refrigeração de cada aparelho. O valor correto em BTUs é essencial para que a refrigeração do seu aparelho esteja adequada!

O BTU é uma das principais unidades de medida dentro do mundo da física; equivalente à 252,2 calorias e 1 055,05585 joules. É muito usada na engenharia, mas principalmente na climatização.

O valor de BTU/h (troca de calor realizada durante uma hora) é um fator muito importante na hora de escolher um ar-condicionado. Leia nosso post sobre como escolher o melhor aparelho clicando aqui!

calculo-de-btus

Como fazer o cálculo de BTUs de um ar-condicionado

Para fazer o cálculo de BTUs de um aparelho é preciso levar em consideração algumas características quanto ao espaço em que será instalado o ar-condicionado. A área, quantidade de aparelhos eletrônicos, se há ou não exposição ao sol e número de pessoas dentro do ambiente são os principais fatores.

Pode ser levado em consideração também a região onde se encontra o imóvel, as janelas e cortinas (devido a exposição ao sol), tipos e quantidades de lâmpadas.

E como calcular?

Para calcular o valor em BTUs que um ar-condicionado precisa ter, a conta é relativamente simples: você deve somar 600 para cada metro quadrado encontrado na área em que será instalado o aparelho. Depois, adicionar 600 para cada pessoa que estará dentro do ambiente (a primeira não conta), e mais 600 para cada aparelho eletrônico que emita calor. Se o ambiente estiver exposto à luz solar, some mais 800.

Dica: para cada fator “extra” identificado, some mais 600 à conta!

Por exemplo, se você quiser climatizar um ambiente que possui 30 m² de área, onde há 4 pessoas, 3 aparelhos irradiando calor com a exposição à luz solar, a conta seria:

30 m² x 600 + 4 pessoas x 600 + 3 aparelhos x 600 + 800 = 23 000 BTUs

Para essa situação, seria necessário um ar-condicionado que possui no mínimo 23 000 BTUs.

Gostou? Continue ligado no blog da ArFree para mais conteúdos e dicas sobre o mundo da climatização!

Autor: Luiza Sampaio