Ar condicionado vazando água: O que fazer?

5 de novembro de 2018 | Categorias: Assistência e Manutenção, Dicas de ar-condicionado, Instalação do ar-condicionado,
ar-condicionado-vazando-agua

É provável que você já tenha ouvido casos de ar condicionado vazando água no ambiente. Talvez conheça alguém que passou por isso, ou você mesmo esteja passando por esta situação. Mas por que isso acontece? Quais são as causas? Como solucionar esse problema? Hoje estamos aqui para te ajudar com essa situação, te explicar por que isso acontece e como agir nesse caso. Confira.

Ar condicionado vazando água

É comum sabermos de casos de pessoas que tiveram problemas com o ar condicionado vazando água. Esse vazamento de água é como uma goteira contínua que faz com que muitas pessoas deixem de utilizar o ar condicionado por causa da “goteira”.

Em muitos casos é necessário deixar um balde um algo que segure a água que vaza do ar condicionado, causando incômodos como o ruído da água gotejando e o obstáculo na passagem do ambiente.

Por isso hoje vamos citar algumas causas comuns que deixam o ar condicionado vazando água e como solucionar esse problema. Confira.

ar-condicionado-vazando-agua

Por que vaza água do ar condicionado?

Não é possível dizer que existe apenas um motivo causador do ar condicionado vazando água. Não é porque existe vazamento que é um problema em específico. Existem alguns fatores, ou a junção deles que podem levar à esta condição, trazendo uma grande dor de cabeça para que possui o aparelho. Acompanhe.

Filtro sujo

Um dos principais fatores que leva ao vazamento de água no ar condicionado é a limpeza do filtro, ou nesse caso a falta dela. Ter um aparelho ar condicionado implica em manter a manutenção em dia, inclusive a limpeza do filtro do ar condicionado. Se quiser saber mais sobre limpeza do ar condicionado temos um post aqui no blog falando sobre o assunto.

Se o seu ar condicionado vazando água é novo, essa não é uma das prováveis causas, mas não custa conferir. Caso seu ar condicionado tiver 3 anos ou mais é bom verificar a limpeza do filtro.

Erro na instalação

Se o seu aparelho de ar condicionado novo apresenta vazamento de água desde o primeiro dia, é provável que o erro esteja na instalação. Uma das principais causas é o posicionamento da evaporadora inclinada na parede.

Outro motivo comum é a instalação de uma tubulação com diâmetro menor do que o indicado pela fabricante. Interligar diversos aparelhos na mesma tubulação também pode causar esse problema. Caso o vazamento seja causado pela instalação será necessário refazer todo o processo.

Problemas no dreno

Outra situação comum é o dreno entupido, ou mesmo inclinado. Com o entupimento do dreno ocorre o acúmulo de água, que junto com a sujeira forma uma espécie de lodo dentro do aparelho. Quando o dreno está inclinado, o direcionamento da água não é feito da maneira correta, e a água pode acabar sendo conduzida para o ambiente interno, vazando pela evaporadora.

Como solucionar o vazamento do ar condicionado?

A solução do vazamento de água do ar condicionado depende de alguns fatores. Se o seu aparelho é novo, possivelmente o problema esteja na instalação incorreta. Neste caso o ideal é chamar a pessoa que instalou seu equipamento, para que ela saiba o que há de errado na instalação e possa reparar o erro.

Se o ar condicionado tiver 3 anos ou mais, e não apresentou esse tipo de problema anteriormente, é provável que necessite de limpeza e manutenção. O melhor a fazer é contatar um técnico, ou profissional na área para que possa analisar e detectar de onde vem o problema.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e novidades.

atendimento@arfree.com.br

 

41 98894-9992

Autor: admin