Ar condicionado quente e frio: vale a pena investir um pouco mais?

18 de março de 2019 | Categorias: Modelos de Ar Condicionado

O ar condicionado quente e frio é um dos aparelhos mais conhecidos e desejados atualmente. A versatilidade e vantagens do modelo fazem com que seu valor seja um pouco elevado em comparação com o ar condicionado frio. Mas a questão é: ar condicionado quente e frio vale a pena? Continue acompanhando o post e descubra se o investimento compensa ou não. Vamos lá?

Ar condicionado quente e frio: vale a pena?

Apesar de morarmos no Brasil, um país de clima predominantemente quente, o inverno muitas vezes pode ser rigoroso em diversas regiões. Neste caso é bom poder contar com um equipamento que amenize o frio. Mas será que essa é a única vantagem do ar condicionado quente e frio?

Temos um post aqui falando sobre o ar condicionado quente e frio, e se ele é ou não uma boa opção.

Como dissemos anteriormente, o modelo ciclo reverso tem um custo mais alto em relação ao ar condicionado frio. Esta diferença de valores acaba influenciando na decisão de compra de milhares de brasileiros, seja de modo positivo ou negativo.

Não é possível dizer de uma maneira objetiva se adquirir este modelo é vantajoso ou não. Cada consumidor possui necessidades e busca características diferentes, e por isso não é possível ter uma resposta geral. Mas não se preocupe, pois hoje vamos te ajudar a descobrir se no seu caso o investimento compensa.

Vamos fazer com que você entenda sua situação e possa decidir se no seu caso é melhor investir um pouco mais para ter maiores vantagens. Por isso trouxemos neste post algumas informações que devem ser analisadas e colocadas no papel na hora de comprar o seu ar condicionado, para não sair prejudicado.

De início, para te ajudar a ter uma ideia melhor, é bom saber que em média um ar condicionado quente e frio custa cerca de 10% a mais do que um aparelho frio da mesma marca e modelo. Mas afinal, como descobrir se vale a pena pagar essa diferença?

Confira a seguir algumas vantagens do ar condicionado ciclo reverso.

ar-condicionado-quente-e-frio

Vantagens do condicionado quente e frio

Agora você já sabe que deve analisar alguns pontos do ar condicionado ciclo reverso para saber se o investimento compensa no seu caso ou não. Já lhe informamos que o modelo frio custa em média 10% a menos do que o ar condicionado quente e frio.

Com base neste dado e com as vantagens que o modelo oferece (que falaremos a seguir), você deve anotar tudo o que seria útil ou não para você. Deste modo poderá ter uma visão melhor dos pontos que compensam e dos que não farão a diferença. Caso encontre mais pontos a favor do que contra, este é um ótimo sinal de que o aparelho realmente compensa para você.

Acompanhe agora algumas vantagens que o ar condicionado quente e frio pode oferecer.

Utilidade em qualquer estação

Essa certamente é a principal vantagem que faz com que as pessoas saibam que o ar condicionado quente e frio vale a pena. Em muitos casos aparelho frio acaba não sendo utilizado por alguns meses no inverno. Comparando os 10% a mais gastos em um aparelho ciclo reverso, com os quase 50% a mais de utilização (na maioria dos casos), o investimento se mostra bem vantajoso.

Utilizar ventiladores e aquecedores acaba sendo um transtorno, pois é preciso um lugar para guardá-los durante a estação oposta, além de deixá-los sem utilidade por um bom tempo. Eles ocupam um espaço desnecessário e não possuem uma vida útil muito longa, precisando ser substituídos com determinada frequência.

Maior conforto

Sabe aquelas noites frias de inverno, que mesmo dormindo com muitos cobertores, nunca parece ser o suficiente? Com o ar condicionado quente e frio isso não será mais um problema. O peso que os cobertores fazem sobre nosso corpo acabam sendo um incômodo, ou muitas vezes dificultam o sono. Com o ambiente climatizado você pode dormir como preferir.

Além disso, quem não possui um aparelho para aquecer o ambiente pode sofrer com o clima frio. Um local aquecido dispensa o uso de diversas peças de roupas, ou outros métodos alternativos para amenizar o frio por exemplo.

Mais praticidade

Em muitos casos, quem deseja amenizar o frio acaba optando pela compra de um aquecedor elétrico ou a óleo. Neste post abordamos esse assunto mais a fundo, caso queira conferir. O aquecedor acaba ocupando espaço no ambiente, além de ter um fio que pode atrapalhar a passagem.

Outro ponto é que o ar condicionado quente e frio significa ter mais de uma função em um único aparelho, ou seja, o aquecedor fica guardado e sem utilidade na maioria do tempo. Além do mais a vida útil do ar condicionado é maior, evitando diversas trocas de aparelho a longo prazo.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações sobre ar condicionado quente e frio.

Autor: Brunna Buzetti