Ar condicionado previne doenças? Descubra tudo

5 de maio de 2020 | Categorias: Como escolher ar-condicionado, Dicas de ar-condicionado, Funções do Ar Condicionado,

Em meio ao aparecimento de novas doenças, como a COVID-19, muitas pessoas se questionam se é melhor fechar o ambiente e evitar que o “vírus” entre. A verdade é que é preciso que o ar circule, mas de uma forma segura e que deixe os ambientes agradáveis – principalmente quando precisamos ficar mais tempo dentro de casa. Por conta disso, surge a dúvida: ar condicionado previne doenças ou devo me preocupar?

A verdade é que, além do conforto, o aparelho de ar condicionado pode, sim, melhorar a qualidade do ar dentro da sua casa. A ideia é que o ambiente fique ventilado, mas sem a presença de pó, vírus e partículas indesejadas.

Quer saber mais sobre o assunto e decidir, de uma vez por todas, que é hora de adquirir seu aparelho de ar-condicionado? Confira o conteúdo e tire suas dúvidas! 

Como o ar condicionado previne doenças?

Veja abaixo como o aparelho de ar-condicionado contribui com a diminuição de incidência – principalmente as respiratórias. 

Circula o ar

Um dos principais benefícios do ar-condicionado é a circulação do ar. O ar parado contribui com o contágio de doenças, uma vez que ele “segura” vírus e bactérias no ambiente. Por isso, se você quer manter os cômodos arejados e com troca constante de ar, aposte em um aparelho de qualidade. De acordo com Antonio Luís de Campos Mariani, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo (USP), quando o ar-condicionado ventila e renova o ar dos ambientes, contribui no combate ao coronavírus e demais micro-organismos. Tudo de acordo com a lei brasileira que determina a quantidade ideal de renovação do ar por pessoa em um mesmo cômodo

Filtra o ar

Os aparelhos mais modernos de ar-condicionado têm tecnologia que garante uma filtragem do ar ainda mais eficiente. Desta forma, o ar que entra na sua casa é cada vez mais limpo e longe de bactérias e vírus causadores de doenças. Para isso, de acordo com o Guia de Inspeção de Ar-condicionados da ABRAVA, a limpeza do filtro deve acontecer mensalmente.

Reduz a poeira

O vento pode levar muito pó e sujeira para dentro de casa. Isso pode desencadear uma série de problemas, principalmente para os alérgicos ou para quem já tem algum problema pulmonar. Nessas horas, contar com um ar-condicionado é essencial para manter o ar limpo e longe de partículas.

Mantém a temperatura equilibrada

Evitar picos de temperatura é uma das dicas mais importantes para evitar resfriados e impedir que sejam desencadeadas crises de rinite ou asma. Por isso, ter um ar-condicionado com temperatura equilibrada e estabilizada pode evitar que condições se agravem, sendo indicadas para quem sofre com mudanças bruscas de temperatura. 

Quais cuidados devem ser tomados?

Para garantir a qualidade do ar da sua casa, o ideal é tomar alguns cuidados de limpeza para que o seu aparelho de ar-condicionado entregue sempre um bom desempenho.

Veja no infográfico abaixo como fazer isso. 

Viu como o ar condicionado previne doenças quando utilizado da melhor forma? Quer conhecer melhor os tipos de aparelhos disponíveis? Então confira nosso artigo sobre ar-condicionado Inverter e veja se vale a pena para você!

Autor: admin