Ar condicionado portátil vale a pena? Veja se o aparelho funciona

25 de fevereiro de 2020 | Categorias: Sem categoria

Se você está procurando por um aparelho para climatizar a sua casa ou escritório, certamente já se deparou com o ar condicionado portátil, não é mesmo? Este modelo surgiu como uma opção de ar condicionado barato e com a proposta de ser mais prático que o modelo convencional, mas será que isso realmente acontece?

O ar condicionado portátil pode mesmo substituir os modelos tradicionais que pedem instalação? Sua portabilidade e variedade de modelos vem atraindo a atenção de muitos consumidores.

Hoje estamos aqui para descobrir se vale a pena investir neste aparelho ou se os modelos convencionais ainda são a melhor opção. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra. Vamos lá!

Como funciona o ar condicionado portátil?

Ter um ambiente climatizado é o sonho de consumo de muitas pessoas, e por isso é normal que um aparelho diferente dos tradicionais modelos desperte a curiosidade. É comum encontrarmos estes aparelhos na internet ou mesmo em lojas de eletrodomésticos, mas será que este investimento compensa.?

O ar condicionado portátil surgiu com a proposta de climatizar qualquer ambiente, podendo ser transportado com facilidade, ao invés de ficar fixo em um mesmo ambiente. O funcionamento desse aparelho se dá da mesma forma que o ar condicionado normal. De uma maneira geral ele retira o ar quente do ambiente e libera o ar frio. Se quiser saber mais a fundo como funciona ar condicionado, temos um post sobre esse assunto. Não deixe de conferir.

A realidade é que todas essa portabilidade prometida pelo ar condicionado portátil nem sempre acontece na prática. Muitos aparelhos contam com um duto para a saída do ar quente, que precisa ser dispersado fora do ambiente. Ou seja, este duto exige que o aparelho fique posicionado ao lado de uma janela, porta ou em algum “buraco” na parede, limitando muito o transporte e praticidade do equipamento.

Agora que você já sabe como funciona ar condicionado portátil, chegou a hora de saber se ele realmente é mais vantajoso do que os modelos tradicionais. Confira. 

Ar condicionado portátil ou ar condicionado convencional?

Com a promessa de portabilidade é normal ficarmos em dúvida entre o ar condicionado portátil e o ar condicionado convencional. Para te ajudar na escolha trouxemos alguns pontos importantes a serem considerados na hora da compra. Dessa forma você consegue encontrar o melhor aparelho para atender às suas necessidades. Acompanhe.

Custo/benefício

Um dos principais aspectos que os consumidores procuram em um ar condicionado é o custo benefício. Se engana quem pensa que por dispensar uma instalação profissional o modelo portátil é mais em conta. Os preços podem variar muito, mas não é difícil encontrar aparelhos que ultrapassem o valor de um ar condicionado convencional equivalente.

Se o preço é algo importante no seu caso, o melhor ar condicionado barato que você pode encontrar é um modelo convencional. Apesar dos custos de instalação, o custo/benefício compensa mais do que o investimento em ar condicionado portátil, que pode oferecer um desempenho reduzido.

Desempenho

Já que falamos em desempenho, é importante levar alguns pontos em consideração quando o assunto é a eficácia do ar condicionado portátil. Apesar do número de BTUs influenciar muito nessa questão não podemos esquecer que ele pode sofrer interferências por ser portátil.

Como o duto deste aparelho é móvel, é preciso encontrar um lugar para posicioná-lo. Você tem duas opções: abrir um buraco na parede e perder a portabilidade do ar condicionado, deixando-o fixo em um único lugar, ou posicioná-lo próximo a uma janela ou porta.

A segunda opção parece bem viável, correto? Não quando falamos de desempenho. Portas e janelas devem permanecer fechadas quando ligamos o ar condicionado, se não o ambiente acaba sofrendo interferência do ar externo. Dessa forma o aparelho trabalha mais para conseguir expulsar o ar quente, consumindo mais energia e não conseguindo climatizar o local corretamente.

Praticidade

Como já falamos anteriormente, a praticidade prometida pelo ar condicionado portátil nem sempre acontece na prática. Depender de tomada e um local para eliminar o ar quente desbanca parte da portabilidade prometida pelo aparelho.

Além do mais, muitos modelos de ar condicionado convencional também oferecem controle remoto e outras facilidades, que tornam o uso muito mais prático. Você pode escolher um aparelho com funções que lhe atendam de acordo com as suas necessidades e com o seu bolso. 

Agora que você já conhece mais sobre o ar condicionado portátil, aproveite para ver as ofertas de ares-condicionados split no e-commerce da Arfree: ar-condicionado Inverter, Cassete, Piso Teto, Janela e muito mais!

Autor: Brunna Buzetti