A importância do ar condicionado no inverno

26 de novembro de 2018 | Categorias: Dicas de Ar Condicionado, Funções do Ar Condicionado, Modelos de Ar Condicionado,
ar-condicionado-no-inverno

Muitas pessoas ainda acreditam que o uso do ar condicionado no inverno é dispensável. Não é novidade os modelos de ar condicionado que aquecem o ambiente, e o inverno é o momento ideal de utilizar essa função. Hoje vamos falar sobre a importância do ar condicionado no inverno, e vamos desmascarar alguns mitos sobre o assunto. Vamos lá?

Por que usar ar condicionado no inverno?

Quem opta por adquirir o ar condicionado ciclo reverso (também conhecido como ar condicionado quente e frio) tem a vantagem de utilizar o aparelho no inverno. O uso é importante para garantir o conforto térmico no ambiente, e torná-lo mais aconchegante. Mas não é só pelo conforto que é importante utilizar o ar condicionado no inverno.

O ar condicionado filtra o ar do ambiente, tornando-o mais saudável. Se quiser saber mais dicas de como melhorar a qualidade do ar, temos um post aqui no blog sobre o assunto. O uso do ar condicionado no inverno pode filtrar agentes causadores de doenças, que são mais presentes no inverno.

Pode ser desconfortável dormir com muitas peças de roupa, ou mesmo vários cobertores, e com o uso do ar condicionado no inverno esse problema pode ser resolvido. Com o ar condicionado no inverno é possível dormir mais confortável, com menos peso sobre o corpo. Já falamos aqui no blog sobre dormir com o ar condicionado ligado, caso queira conferir.

Mitos sobre o uso ar condicionado no inverno

Agora que você já sabe da importância do ar condicionado no inverno, vamos desvendar alguns mitos sobre o assunto. Ar condicionado causa gripe? Ar condicionado quente gasta mais? Vamos responder algumas dessas questões a seguir. Acompanhe.

Ar condicionado causa gripe?

Existem alguns mitos famosos que dizem que água gelada, sorvete, molhar o pé e até mesmo ar condicionado causam gripe. Como já dissemos, é mito. A gripe e o resfriado são causados por vírus e não por situações cotidianas.

Esses casos citados podem tornar uma situação propícia para a ação dos vírus, mas não são causadores diretos. Inclusive, vale ressaltar que o ar condicionado filtra diversos vírus e bactérias que podem causar a gripe.

Ar condicionado quente e frio traz muitos gastos

Vendo de um modo geral, o ar condicionado quente e frio não traz nenhum gasto maior do que o ar condicionado frio, além do preço. O ar condicionado quente e frio tem um valor de venda levemente maior do que ar condicionado frio. Nesse caso é interessante avaliar a situação e decidir se vale a pena um aparelho que tenha utilidade apenas no verão, ou pagar um pouco mais para poder utilizar o ano todo.

Falando do gasto de energia elétrica, é mito que o ar condicionado ciclo reverso consome mais energia do que o modelo apenas frio. Ambos consomem igual, o que altera o gasto é quando o clima está muito frio ou muito quente e o aparelho precisa trabalhar mais para manter a temperatura ideal.

Usar aquecedor elétrico vale mais a pena

Um dos quesitos que compara ar condicionado ou aquecedor é a economia de energia. O aquecedor elétrico pode consumir menos energia, mas o aparelho não foi desenvolvido para atender um cômodo inteiro. Dessa forma o aquecedor esquenta uma pequena parte do ambiente, enquanto o ar condicionado climatiza o cômodo por completo. Temos um post aqui no blog falando sobre os dois aparelhos.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.

Autor: Brunna Buzetti