Ar condicionado não esquenta? Saiba o que fazer

5 de dezembro de 2018 | Categorias: Assistência e Manutenção, Dicas de Ar Condicionado,
ar-condicionado-nao-esquenta

Então seu aparelho de ar condicionado não esquenta, mas por que isso acontece? Existem diversos motivos que podem levar um ar condicionado quente e frio a não esquentar como deveria. Em muitos casos o aparelho se quer aquece, e nos dias frios esse pode ser um grande problema.

Por isso estamos aqui hoje para te ajudar com essa situação. Quer descobrir as possíveis causas, e como resolver essa questão? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Por que o ar condicionado não esquenta?

Não é tão fácil dizer de onde vem o problema logo de cara. É preciso, na maioria das vezes, chamar um técnico para investigar a causa do problema, para então poder corrigir. Os motivos que podem levar à essa condição podem ir desde vazamento de gás do ar condicionado, até mesmo falta de cuidados com a limpeza do aparelho.

Um motivo por que o ar condicionado não esquenta pode ser identificado em casa. Essa razão é a potência do aparelho. Como já citamos em alguns posts, antes de comprar ar condicionado é preciso calcular o número de btus. Você pode entender melhor como esse cálculo funciona aqui. De maneira geral ele serve para que você saiba a potência do ar condicionado ideal para climatizar um ambiente. Locais maiores pedem mais btus,e vice versa.

Quando é feita a instalação do ar condicionado com poucos btus em um local amplo, muitas vezes ele não consegue aquecer o ambiente. Isso não significa que o aparelho é ruim, ou fraco, mas sim que ele não foi feito para climatizar um ambiente deste tamanho.

Confira agora outras situações que podem lhe fazer perguntar por que o ar condicionado não esquenta. Veja só.

ar-condicionado-nao-esquenta

Principais causas

Então você percebeu que o número de btus está de acordo com o tamanho do ambiente, mas o problema persiste. Existem outros fatores que podem fazer com que o ar condicionado não aqueça. Por isso vamos citar alguns dos principais motivos que levam à essa condição. Confira.

Vazamento de gás

O vazamento de gás do ar condicionado, por menor que seja, pode fazer com que a eficiência do aparelho seja reduzida. Nesse caso o aquecimento do aparelho pode ser praticamente imperceptível, aparentando que o equipamento se quer esquenta.

Falhas elétricas

Como um aparelho elétrico complexo, o ar condicionado precisa de todo o sistema funcionando para poder aquecer ou resfriar corretamente. Por isso é bom verificar se não existem pequenas falhas no sistema elétrico do ar condicionado, que podem impedir que ele esquente.

Obstrução

Nesse caso é importante analisar tanto a obstrução da condensadora como da evaporadora. Na evaporadora é importante verificar se o filtro está devidamente limpo, se existem objetos na frente que impedem a liberação do ar, etc.

Na condensadora também é importante avaliar se está instalada em um local com livre circulação do ar ou se existe algo obstruindo o caminho. Por isso é importante prestar atenção na instalação do ar condicionado e realizar a limpeza do aparelho com frequência.

Gostou do post? Continue ligado no blog para mais dicas como essas.

Autor: Brunna Buzetti