Ar condicionado evita doenças? Mito ou Verdade?

4 de dezembro de 2018 | Categorias: Dicas de Ar Condicionado
ar-condicionado-evita-doencas

Certamente você já ouviu falar que o ar condicionado evita doenças. Mas será que essa informação é verdadeira? Como o ar condicionado poderia te livrar de certas doenças? Muita gente duvida disso, e neste post vamos responder essa questão. Ficou curioso? Então vamos lá!

O ar condicionado evita doenças mesmo?

Esse rumor circula à muito tempo, mas será que é verdade, ou não passa de um boato? A realidade é que o ar condicionado evitar doenças sim, mas não é em toda situação que isso acontece. O aparelho não foi desenvolvido com essa função, mas se o seu funcionamento e manutenção estiverem em dia esse é um bônus que o ele pode oferecer.

O ar condicionado não é um aparelho milagroso que irá te proteger de todo tipo de doença. Para melhorar os resultados é preciso cuidar de outros fatores, como a umidade do ar e não abusar do uso do ar condicionado em temperaturas muito frias. Esses são assuntos que vamos comentar mais para frente neste post.

Vale lembrar que o uso do ar condicionado não substitui vacinas por exemplo, e se sentir algum sintoma diferente consulte um médico, pois o ar condicionado não é responsável por evitar 100%, e ainda sim você está disposto a adquirir doenças.

Mas como o ar condicionado evita doenças? Ele consegue filtrar boa parte dos agentes transmissores, como vírus, bactérias, ácaros e outros. Dessa maneira o aparelho entrega o ar climatizado e purificado e assim consegue melhorar a qualidade do ar.

Agora que você já sabe como isso tudo funciona, saiba como fazer para que o ar condicionado evite doenças da melhor maneira possível. Acompanhe.

ar-condicionado-evita-doencas

Como o ar condicionado evita doenças?

Existem algumas restrições que fazem com que isso aconteça. Não é em toda condição ou situação que o aparelho tem essa capacidade. Confira a seguir como fazer o ar condicionado evitar doenças.

Manter a limpeza em dia

Um fator crucial que interfere em como o ar condicionado evita doenças é a limpeza adequada. Costumamos reforçar aqui no blog a importância de limpar o ar condicionado e especialmente o filtro.

Se limpar o filtro do ar condicionado for um hábito frequente o aparelho conseguirá filtrar os agentes causadores de doenças. Um filtro sujo acaba prejudicando a qualidade do ar, e perderá a capacidade de filtrar os vírus e afins.

Cuidados com a unidade

Todos sabemos que um ambiente úmido é propício a transmitir doenças. Nessa condição os agentes prejudiciais à saúde se proliferam. Se o local possui muita umidade, o ar condicionado não será o suficiente para acabar com esses agentes. Por isso é preciso cuidar desse fator à parte, e assim o ar condicionado evita doenças sem problemas.

Manter a temperatura agradável

Muitas pessoas costumam abusar do ar condicionado frio. Tudo bem preferir um ambiente mais fresco, mas o uso dessa temperatura em excesso pode causar o efeito reverso. O ar condicionado muito frio pode baixar a imunidade de quem está frequentemente exposto à essa temperatura, e assim deixar a pessoa propícia a doenças, ao invés de evitar.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e curiosidades.

Autor: Brunna Buzetti