Ar condicionado desligando sozinho: Por que acontece?

12 de novembro de 2018 | Categorias: Assistência e Manutenção, Dicas de Ar Condicionado,
ar-condicionado-desligando-sozinho

Apesar de ser um aparelho simples e fácil de utilizar, o ar condicionado pode apresentar algumas condições que deixam dúvidas na cabeça dos consumidores. Um problema comum é o ar condicionado desligando sozinho.

Nesse caso existem diversos motivos que podem causar o desligamento inesperado do ar condicionado. Hoje trouxemos neste post alguns fatores que levam à condição do ar condicionado desligando sozinho. Confira.

Ar condicionado desligando sozinho

Existem casos de pessoas que relatam ter presenciado o ar condicionado desligando sozinho. Apesar de parecer estranho, essa condição acontece em muitos casos. Muitos dirão que alguém apertou o controle sem querer e acabou desligando o aparelho, mas existem fatores técnicos que podem levar sim ao desligamento do ar condicionado. É relevante saber o que pode estar causando o desligamento do ar condicionado, mas vale lembrar que chamar um técnico especializado é importante quando algo do tipo acontece. Vamos lá?.

Por que isso acontece?

Existem diversos fatores que podem provocar o ar condicionado desligando sozinho. Hoje citaremos os 4 motivos mais comuns que podem levar à essa condição, mas é importante saber que podem existir outros motivos. Confira.

Função timer ativada

É comum às vezes ativarmos alguma função sem querer, e isso pode acontecer com a função sleep e timer do ar condicionado. Nestas funções é possível programar o desligamento automático do aparelho, e assim não é preciso apertar botão algum para que ele desligue.

Se quiser saber mais sobre as funções do ar condicionado temos um post aqui no blog falando sobre o assunto.

Controle remoto

Não é incomum que o controle do ar condicionado apresente problemas, ou deixe de funcionar. Em casos mais raros pode acontecer do controle remoto com defeito enviar sinais não planejados para o aparelho. Sendo assim o controle remoto do ar condicionado pode estar enviando o sinal do botão que desliga o ar condicionado ou mesmo do timer.

Para saber se esse é o seu caso, retire as pilhas do controle remoto e aguarde um tempo. Caso o aparelho não desligue sozinho, será necessário substituir o controle remoto. Se mesmo assim o problema persistir, chame um técnico especializado.

Erro EEPROM

O ar condicionado desligando sozinho pode ser um problema relacionado à memória do aparelho. Existe um erro do ar condicionado que é chamado de erro EEPROM. Este erro causa um conflito entre o ar condicionado e os seus comandos, e pode causar o desligamento aleatório do aparelho.

Nesse caso não basta chamar um técnico especializado em ar condicionado, pois apenas a assistência técnica autorizada da marca pode solucionar o erro, configurando o código correto no aparelho.

Problemas com o gás

Quando há problemas com o gás do ar condicionado, ou mais especificamente quando o gás acaba, o aparelho tende a desligar sozinho, evitando maiores problemas. O compressor do ar condicionado possui uma proteção térmica que provoca o desligamento do aparelho.

Mas não é sempre que isto irá acontecer. Por exemplo em dias mais frios pode não acontecer nada, mas em dias mais quentes sim. Por isso é necessário ficar atento à esse problema e consultar um técnico caso o ar condicionado apresente sinais fora do normal.

Gostou do post? Continue ligado no blog da ArFree para mais informações e dicas.

Autor: Brunna Buzetti